Inicio

Avião civil volta a romper a barreira do som após 20 anos

Mk-II Aurora tem o potencial de se tornar a primeira aeronave hipersônica operacional do mundo
Por History Channel Brasil em 30 de Novembro de 2024 às 15:29 HS
Avião civil volta a romper a barreira do som após 20 anos-0

A empresa Dawn Aerospace anunciou que seu avião Mk-II Aurora conseguiu superar a velocidade do som durante um teste no Aeródromo de Glentanner, na Nova Zelândia. Foi a primeira vez que uma aeronave civil atingiu esse feito desde a aposentadoria do Concorde, em 2003. Segundo os fabricantes, isso abre caminho para voos hipersônicos operacionais, redefinindo o que é possível na aviação.

A aeronave atingiu a velocidade de Mach 1.1 e uma altitude de 82.500 pés, mais do que o dobro da altura de voos comerciais tradicionais. O Mk-II Aurora também tornou-se o avião mais rápido a subir do nível do solo até 20 km (66.000 pés) em apenas 118,6 segundos, superando por 4,2 segundos o recorde anterior, mantido desde os anos 1970 por um F-15 Streak Eagle modificado. 

Mk-II Aurora

Movido exclusivamente por propulsão de foguete, o Mk-II Aurora é uma aeronave experimental autônoma, criada com o objetivo de abrir caminho para tecnologias de voo hipersônico, um sonho que parecia esquecido desde o declínio do Concorde. O avião possui 4,8 metros de comprimento, 4 metros de envergadura e pesa 200 quilos a seco.

Projetado para voar até a borda do espaço, a 100 km de altitude, duas vezes no mesmo dia, o Mk-II Aurora pode atingir velocidades de Mach 3.5. A aeronave é ideal para pesquisa em microgravidade, ciência atmosférica, observação da Terra e testes de voos em alta velocidade, com uma relação empuxo-peso 20 vezes maior que motores a jato convencionais. “Este feito destaca o imenso potencial de aeronaves movidas a foguete para alcançar desempenhos nunca antes vistos”, disse Stefan Powell, CEO da Dawn Aerospace.

Fontes
Infobae e Dawn Aerospace
Imagens
Dawn Aerospace/Divulgação