Novo motor de fusão nuclear tornará possível chegar a Marte em 4 meses
A empresa Helicity Space está desenvolvendo um revolucionário motor de fusão nuclear capaz de levar uma nave espacial a Marte em menos de quatro meses. A startup acaba de garantir um investimento inicial de cinco milhões de dólares de empresas como a Airbus Ventures. Esses fundos serão usados no desenvolvimento de um protótipo para sua tecnologia, conhecida como Helicity Drive.
Jatos de plasma
A empresa afirma ter desenvolvido um método inovador para confinar jatos de plasma, mais compacto e escalável do que os métodos tradicionais de fusão magnética ou fusão inercial com laser. O Helicity Drive opera gerando explosões de energia de fusão que produzem escapes de plasma usados para impulsionar a nave.
"Comparado à fissão nuclear, o combustível não é radioativo, as reações são quatro vezes mais energéticas por unidade de massa de combustível e o impulso pode ser gerado diretamente a partir das reações de fusão", explicou Stéphane Lintner, cofundador da Helicity Space. "Isso significa que é necessário muito menos combustível, os sistemas são muito mais leves, velocidades muito maiores podem ser alcançadas e, com um impulso contínuo, trajetórias mais ágeis podem ser alcançadas. O Helicity Drive oferece uma opção adicional para viagens de longa distância entre planetas, abrindo horizontes que até agora não estavam disponíveis", completou.
O novo sistema de propulsão nuclear tem o potencial de causar impactos significativos em várias aplicações espaciais, além da exploração de Marte. A startup afirma que o motor poderia ser usado em sistemas de defesa espacial, bem como na mineração de asteroides, abrindo um amplo leque de possibilidades na exploração e uso do espaço.