Empresa australiana apresenta o primeiro carro de corrida voador
Depois de apresentar o carro voador Airspeeder Mk3, projetado para circular por áreas urbanas, a Alauda Aeronautics introduz agora seu novo modelo de eVTOL (sigla em inglês para “aeronave com capacidade de decolagem e aterrissagem vertical”). Batizado de Airspeeder Mk4, o veículo foi classificado pela empresa australiana como o “primeiro carro de corrida voador”, sendo capaz de atingir 360 km/h em apenas 30 segundos.
Inteligência Artificial
O Airspeeder Mk4 comporta um piloto e foi projetado para disputar corridas de alta velocidade e baixa altitude. A aeronave é alimentada por um turbogerador hidrogênio-elétrico Thunderstrike de 1.340 cavalos de potência. Além disso, o veículo possui oito motores elétricos, um para cada hélice, e tem autonomia de até 300 quilômetros.
O movimento dos rotores é coordenado com Inteligência Artificial para realizar diferentes ângulos de corrida, curvas, subidas e descidas, interpretando as ordens do piloto. Segundo a Alauda, o Airspeeder MK4 “possui qualidades de manuseio semelhantes às de um Fórmula 1 ou de um avião de combate”.
A Alauda prevê que as primeiras corridas tripuladas do Airspeeder MK4 ocorrerão em 2024. Para manter a segurança das competições aéreas, todos os veículos terão que estar em constante contato uns com os outros para avisar sobre eventuais problemas. A empresa planeja usar redes de 5G e 6G em um sistema de comunicação que tem o objetivo de evitar acidentes aéreos e garantir a segurança tanto dos pilotos quanto das pessoas no solo.