NASA faz primeiros testes com protótipo de carro voador na Califórnia
A NASA começou a fazer os primeiros testes com um protótipo de carro voador na Califórnia. A ideia é que esse tipo de veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) possa ser usado no futuro como transporte alternativo de pessoas e mercadorias. O teste faz parte da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da agência espacial dos Estados Unidos.
Transporte aéreo eficiente e acessível
O carro voador que está sendo testado é produzido pela empresa Joby Aviation. O objetivo da NASA é analisar o desempenho do veículo e coletar dados acústicos para a elaboração de futuras regras de uso do espaço aéreo. O teste ajudará a identificar lacunas nos regulamentos e políticas atuais dos EUA no que diz respeito a aeronaves de pequeno porte.
O eVTOL da Joby foi projetado para servir como um veículo comercial de passageiros no futuro. A equipe da NASA coletará informações sobre mobilidade e nível de ruído da aeronave, além de testar sua comunicação com torres de controle. “A Campanha Nacional AAM da NASA é fundamental para impulsionar o entendimento científico e a aceitação pública das aeronaves eVTOL”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
Segundo a NASA, os veículos de Mobilidade Aérea Avançada irão oferecer um sistema eficiente e acessível para transporte de passageiros e carga quando estiverem totalmente integrados ao espaço aéreo dos EUA. O sistema pode incluir aeronaves como drones de entrega de pacotes, táxis aéreos e veículos de transporte médico.
VER MAIS
- Carro voador completa teste de voo de 35 minutos na Europa
- O "carro voador" de Henry Ford: um sonho que terminou em acidente
- Este é o primeiro carro voador oficialmente autorizado a transitar pela Europa
Fonte: NASA
Imagem: Joby Aviation/Reprodução