Novo avião com asas em forma de "V" promete baratear voos comerciais
A empresa aérea KLM e a Universidade de Tecnologia de Delft (ambas da Holanda) apresentaram detalhes do projeto de um novo tipo de avião capaz de fazer com que as viagens comerciais fiquem mais econômicas. O segredo da aeronave está em seu design futurista, com asas em forma de "V". Mas ainda irá demorar um pouco para que o modelo seja lançado: espera-se que ele comece a cruzar os céus somente em 2041.
Design inovador
Quando comparado a outros aviões comerciais, o Flying-V, que está sendo desenvolvido desde 2014, apresenta um design radicalmente diferente. Isso porque a cabine de passageiros, o porão de carga e os tanques de combustível do avião ficam localizados em suas asas. Além do formato aerodinâmico inovador, a aeronave é menor e mais leve do que suas concorrentes. Isso significa que ela utilizará 20% menos combustível do que o Airbus A350, o avião mais avançado da atualidade.
“O Flying-V é menor que o A350 e tem menos área de superfície de entrada em comparação com a quantidade de volume disponível. O resultado é menos resistência. Isso significa que ele precisa de menos combustível para percorrer a mesma distância”, disse Roelof Vos, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Delft e líder do projeto.
O Flying-V mede 55 m de comprimento, 17 m de altura e 65 m de envergadura. Apesar de ser um avião de menor porte, ele tem capacidade para acomodar 314 passageiros e transportar a mesma quantidade de carga que o Airbus A350 (160 m³). Um protótipo em escala menor da aeronave já foi aprovado em testes de túnel de vento, de desempenho em solo e de voo.