Inicio

China registra casos de humanos infectados por novo vírus de origem animal

Segundo pesquisadores, a doença é transmitida principalmente por morcegos frugívoros
Por History Channel Brasil em 09 de Agosto de 2022 às 19:17 HS
 China registra casos de humanos infectados por novo vírus de origem animal-0

Autoridades sanitárias da China confirmaram casos de humanos infectados por um novo vírus de origem animal. Até agora, 35 pessoas testaram positivo para uma doença conhecida como henipavirus de Langya. Segundo pesquisadores, essa enfermidade é transmitida principalmente por morcegos frugívoros.

Dúvidas sobre a forma de transmissão

O henipavirus, para o qual não há vacina ou tratamento, foi detectado por meio de amostras colhidas da garganta de pacientes que tiveram contato recente com animais. Os casos (que não são considerados graves) foram registrados nas províncias de Shandong e Henan, no nordeste da China. Até o momento não foi provado que exista transmissão de pessoa para pessoa, embora essa hipótese não esteja descartada.

Morcego comendo fruta

Entre os sintomas relatados pelos infectados estão febre, cansaço, tosse, perda de apetite e náuseas, além de dores de cabeça e nos músculos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o henipavirus pode provocar infecções respiratórias agudas e encefalites graves, com letalidade capaz de atingir uma taxa entre 40% e 57%, variando conforme as capacidades locais de investigação epidemiológica e gestão clínica.

Segundo Wang Linfa, professor do Programa de Doenças Infecciosas Emergentes da Escola de Medicina Duke-NUS, em Singapura, não há necessidade de pânico em relação à doença. Isso porque os casos de henipavírus de Langya detectados até agora não foram fatais ou muito graves. Mas ele alerta que a enfermidade é motivo de alerta, já que muitos vírus que existem na natureza apresentam resultados imprevisíveis quando infectam humanos.

Fontes
Globo Rural, Estadão, Newsweek e Global Times
Imagens
iStock