China fabrica lobos robô com fins militares
Durante o Salão Aeronáutico da China, uma empresa estatal do país apresentou seus novos "lobos robôs" de uso militar. Esses sistemas autônomos de quatro patas são capazes de atuar durante ações táticas de combate integradas de destacamentos de operações especiais e infantaria. Os dispositivos possuem alta mobilidade e adaptabilidade em terrenos complexos.
Missões em grupo
Desenvolvidos pela China South Industries Group Corporation (CSGC), esses quadrúpedes autômatos pesam 70 quilos. Seus criadores afirmam que, de maneira semelhante aos lobos reais, os robôs podem atuar em grupo enquanto realizam suas missões militares, que vão desde tarefas de reconhecimento e detecção ou transporte de suprimentos e munições, até ataques com seu rifle integrado. Por enquanto, os lobos robô podem operar e realizar tarefas de forma independente por até três horas.
Os designers afirmam que esses lobos robô permitirão resolver problemas de comunicação deficientes e capacidades de mobilidade fracas em ambientes complicados, como os montanhosos. Além disso, ajudarão a reduzir as baixas no combate, já que poderão ser usados para substituir soldados humanos e algumas tarefas realizadas por animais.
Um integrante da equipe da CSGC afirmou que a empresa está atualmente desenvolvendo um novo modelo para operações colaborativas ar-terra em missões não tripuladas, baseadas em grupos de lobos robôs terrestres e drones aéreos. Os robôs também podem transportar drones para operar de forma conjunta, acrescentou o membro da equipe ao site Global Times.