Defesa planetária: cientistas criam escudo na Lua para pulverizar meteoritos perigosos
Embora há décadas a humanidade tente se preparar para o eventual impacto de algum meteorito com poder destrutivo, a verdade é que nosso planeta ainda está vulnerável a esse tipo de ameaça. Agora, uma equipe científica apresentou um projeto inovador, aprovado e premiado pela NASA. A ideia é proteger a Terra com um escudo a ser instalado na Lua que poderia pulverizar objetos espaciais antes que eles entrem na atmosfera terrestre.
Pulverizador para a Defesa da Humanidade
O projeto foi criado por Philip Lubin, professor da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, Estados Unidos. Batizado com o nome de Pulverizador para a Defesa da Humanidade, o dispositivo destruiria qualquer asteroide, sem importar o tamanho, de maneira rápida e efetiva. Depois de atingidos, eles se transformariam em pequenos fragmentos que seriam decompostos pela fricção com a atmosfera ou cairiam na Terra sem maiores consequências.
A NASA considerou o projeto absolutamente viável, certificando-o para o ingresso no programa de Conceitos Inovadores Avançados, uma iniciativa internacional que busca dar suporte a esse tipo de ideia. Considerado um sistema original e muito sólido por diferentes consultores ao redor do mundo, o projeto de defesa planetária proporciona o tempo suficiente para detectar possíveis impactos significativos e reagir adequadamente diante da ameaça.
O sistema envolve o uso de um foguete repleto de drones, prontos para voar e cobrir um campo determinado pela projeção de uma hipotética queda na Terra de um asteroide, que atuariam conjuntamente para frear o corpo celeste por meio de um impacto cinético e explosivo. Cada um desses drones está equipado com hastes que perfuram e penetram no asteroide e depois o pulverizam em pedaços não maiores que 15 metros de diâmetro.
Esse não é o único projeto do gênero que está sendo desenvolvido atualmente. Recentemente, a China apresentou o projeto de um curioso programa para bombardear com foguetes qualquer corpo celeste que represente uma ameaça para a Terra.