Estudante descobre nova lua na órbita de Júpiter durante as férias
Pela primeira vez, uma lua planetária foi descoberta por alguém de fora do campo da astronomia profissional. Kai Ly, estudante, identificou o satélite natural na órbita de Júpiter durante suas férias escolares. O achado foi comunicado ao Minor Planet Center, organismo independente do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, dos Estados Unidos, para que seja oficializado.
Lua descoberta de forma amadora
A nova lua foi descoberta enquanto Kai Ly, que pratica astronomia de forma amadora, analisava imagens fornecidas pelo Telescópio Canadá-França-Havaí, em 2003. As observações permitiram identificar um satélite natural previamente desconhecido do grupo Carme, formado por outras 22 pequenas luas que orbitam ao redor de Júpiter.
A lua recebeu provisoriamente o nome de EJc0061, e, segundo estimam os astrônomos, pode se tratar de um fragmento desprendido da lua Carme, uma das 78 luas que orbitam ao redor do planeta. Com a descoberta, hoje são conhecidas 80 luas em Júpiter.
Mesmo tendo orgulho do achado, Ly afirmou que a descoberta vem de um simples hobby de verão. Na verdade, não é sua primeira façanha: no fim de 2020, ao analisar imagens disponíveis online, Ly redescobriu quatro luas de Júpiter consideradas “perdidas” .
VER MAIS
- Cientista acredita que lua de Júpiter pode abrigar seres vivos com inteligência de polvo
- Rússia planeja estabelecer base habitável em uma lua de Júpiter
- Cientistas descobrem colunas de vapor d'água em lua de Júpiter que pode abrigar vida
Fonte: Space.com
Imagens: iStock.com e NASA/Reprodução