Inicio

Explosão de meteoro deixa a noite clara como o dia na Inglaterra

Por History Channel Brasil em 10 de Fevereiro de 2020 às 17:10 HS
Explosão de meteoro deixa a noite clara como o dia na Inglaterra-0

Um clarão causado por um objeto espacial que se chocou contra a Terra iluminou o céu da Cornualha, na Inglaterra, no final de janeiro. De acordo com astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESA), a queda do meteoro provocou um brilho maior do que o emitido pelo planeta Vênus. A imagem da impressionante bola de fogo foi registrada por acaso pelo fotógrafo Chris Small.

Fenômenos como esse acontecem quando pequenos asteroides atingem a Terra. O atrito com a atmosfera causa a queima total ou parcial dos meteoritos, que às vezes podem até explodir. Todos os dias, aproximadamente 54 toneladas de material vindo do espaço atinge nosso planeta. Estima-se que bolas de fogo semelhantes apareçam centenas de vezes por ano no céu terrestre, mas nem todas são fotografadas ou brilham com tanta intensidade.

Pelo brilho da bola de fogo, especialistas acreditam que o objeto poderia medir entre dezenas de centímetros a um metro de tamanho. Small conseguiu fotografar o fenômeno no céu da cidade litorânea de Bude."Por passar muito tempo  fotografando o céu noturno, vejo muitos meteoros, mas nunca tinha visto algo assim antes", afirmou. "Foi incrível, a costa ficou iluminada e quase tão clara quanto o dia por alguns segundos. Havia lindas colorações em tons de verde e azul", completou.

Um novo sistema de alerta da ESA chamado NEMO (Near-real time Monitor, ou "monitoramento em tempo quase real", em tradução livre) conseguiu flagrar o evento logo após o ocorrido.  A bola de fogo também foi observada por pelo menos outras cinco pessoas no Reino Unido. O fotógrafo amador Stuart Cornell foi outro que conseguiu registrar o fenômeno:


Fonte: ESA

Imagem: Chris Small/Ocean And Earth Photography/ESA/Divulgação