Macacos roubam amostras de sangue de pacientes com COVID-19 na Índia
Enquanto manuseava amostras de sangue de pacientes infectados com o novo coronavírus em um hospital na Índia, um técnico de laboratório foi atacado por macacos. Os animais roubaram uma caixa com três amostras. Um vídeo feito pelo funcionário mostra um dos primatas levando o material para cima de uma árvore e jogando fora o conteúdo da caixa.
O incidente aconteceu na Faculdade e Hospital Médico Memorial Lala Lajpat Rai, em Meerut, no norte da Índia. Moradores do local temem que as amostras de sangue possam aumentar o risco de transmissão da COVID-19. Até o momento, há 7.170 casos confirmados da doença no estado de Uttar Pradesh, onde fica a cidade.
Dheeraj Raj, superintentendente do hospital, disse que o material foi recuperado e estava intacto. S.K. Garg, diretor da unidade, acrescentou que ninguém entrou em contato direto com as amostras. Além disso, uma equipe higienizou a área e descartou o material arremessado pelo macaco.
Um inquérito foi aberto para apurar o caso. As autoridades querem saber como o técnico foi dominado pelos animais que roubaram as amostras. Os investigadores também querem saber por que o funcionário fez um vídeo dos macacos em vez de ter imediatamente avisado a diretoria do hospital sobre o incidente.
#HistoryEntrevista Dr. Drauzio Varella sobre os impactos da pandemia na saúde pública
Fontes: Live Science, CNN e The Guardian
Imagem: YouTube/Reprodução