NASA confirma que asteroide potencialmente perigoso passará perto da Terra neste sábado
A NASA confirmou que um asteroide gigante "potencialmente perigoso" passará perto da Terra neste sábado (15/2). De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, o objeto espacial estará a uma distância considerada pequena de nosso planeta em termos cósmicos. Batizado de 2002 PZ39, ele mede entre 450 m e 990 m de diâmetro e cruza o espaço a uma velocidade de 57.240 km/h.
Como a trajetória do asteroide é bem conhecida, os cientistas dizem que não há risco para os terráqueos. De acordo com a NASA, o 2002 PZ39 passará a 5,77 milhões km da Terra, o que equivale a 15 vezes a distância da Terra até a Lua. O objeto se aproximará mais do nosso planeta por volta das 8h (no horário de Brasília).
Desde 2002, o asteroide é monitorado por um núcleo da NASA chamado Centro de Estudo de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês). Pelos critérios da agência espacial, são considerados "potencialmente perigosos" os objetos com mais de 140 m de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros).
Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. Há cerca de 66 milhões de anos, acredita-se que um asteroide de 10 km de diâmetro tenha destruído os dinossauros e dois terços de toda a vida na Terra.
Imagem: Shutterstock.com