Paleontólogos encontram criatura marinha que viveu há 244 milhões de anos
Uma equipe de paleontólogos descobriu na China uma nova espécie de réptil marinho pré-histórico. O animal, que viveu há 244 milhões de anos, foi identificado depois que os pesquisadores encontraram fósseis da criatura na província de Yunnan.
Bico longo e pontiagudo
O animal foi batizado com o nome de Luopingosaurus imparilis, em homenagem ao município de Luoping, onde foi encontrado. Sua descoberta foi abordada em em um estudo publicado na revista científica Scientific Reports. A criatura pertence ao clado Pachypleurosauria, nome dado aos répteis marinhos do Era Mesozoica.
O estudo foi liderado por Shang Qing-Hua, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências. O réptil descoberto tinha um bico longo e pontiagudo, media mais de meio metro de comprimento, e apresentava múltiplas falanges nas patas dianteiras, característica que permitia que suas nadadeiras ficassem mais flexíveis quando o curso da água mudava.
Durante o Triássico Médio, quando o animal habitava as águas, o processo evolutivo dotou essas criaturas de uma capacidade de preensão lateral, o que lhes permitia capturar pequenos peixes e outras presas, embora sua eficiência de deglutição tenha diminuído. O formato de seu bico longo, que representa mais da metade de sua cabeça, certamente o ajudou a caçar suas presas com mais facilidade, já que ele permitia reduzir a resistência à água durante a caçada.