Software de reconhecimento facial localiza milhares de crianças desaparecidas
Apenas quatro dias após a implantação de um software de reconhecimento facial pelo departamento de polícia da Índia, aproximadamente 3.000 crianças desaparecidas foram encontradas. Essa é uma mudança significativa se comparada à tática da impressão dos rostos das crianças em cartazes ou embalagens de leite.
Vídeo relacionado:
Assim, uma organização destinada ao bem-estar infantil, chamada Bachpan Bachao Andolan (BBA), desenvolveu um sistema de reconhecimento facial para automatizar o processo de comparação do TrackChild. O software utiliza algoritmos geométricos, que comparam rostos mapeando a distância entre pontos de referência faciais, e fotométricos, que analisam as fotos pixel por pixel, comparando gradientes de cor.
Após implementado por meio de um projeto piloto, o software pôde realizar o reconhecimento de 2.930 crianças por meio da análise de imagens de 45.000 crianças postadas no TrackChild. Para que seja incorporado definitivamente ao banco de dados, o programa ainda deve passar por verificações legais.
Fonte: IFLScience
Imagem: kai celvin/Shutterstock.com