Um dos maiores asteroides do universo passará perto da Terra neste sábado
Um objeto espacial colossal passará perto da Terra neste sábado (21/08). Batizado de 2016 AJ193, o gigante tem aproximadamente 1,4 km de diâmetro e viaja a uma velocidade de 26.169 km/s. Segundo os astrônomos, ele é maior do que 99% dos asteroides já estudados.
Riscos de impacto de um asteroide
Devido a sua distância relativamente curta em relação à Terra, o asteroide é classificado de "objeto potencialmente perigoso". Os cálculos atuais colocam o 2016 AJ193 voando a apenas 3.427.445 quilômetros do nosso planeta, que é considerado próximo em termos espaciais. Apesar disso, não há risco de impacto, segundo a NASA.
Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão.
A NASA monitora constantemente o espaço em busca de asteroides próximos que possam oferecer risco à Terra. O sistema vasculha o espaço todos os dias em busca das possibilidades de impacto de asteroides durante os próximos 100 anos. Os objetos são classificados de acordo com seu tamanho, velocidade, dimensões e data de aproximação. Segundo a agência espacial, não há motivos para se preocupar com qualquer colisão em um futuro próximo, apesar de as chances de impacto do asteroide Bennu com o nosso planeta terem aumentado.
VER MAIS
- Bennu: o asteroide que poderá destruir a Terra
- NASA está pronta para explorar asteroide de ouro que poderia causar colapso na economia
- NASA monitora um dos asteroides gigantes que mais oferecem risco à Terra
Fontes: Newsweek e The Jerusalem Post
Imagem: iStock.com