Vídeo impressionante divulgado pela NASA mostra dez anos de atividade do Sol
Há pouco mais de uma década o Observatório de Dinâmica Solar da NASA tem registrado a atividade do Sol. A partir de sua órbita no espaço ao redor da Terra, essa sonda reuniu 425 milhões de imagens em alta resolução, acumulando 20 milhões de gigabytes de dados. Agora, a agência espacial dos Estados Unidos divulgou um vídeo em time-lapse que mostra registros da nossa estrela mais próxima captados durante 10 anos.
As imagens reunidas no vídeo foram registradas uma vez a cada 0,75 segundos entre 2 de junho de 2010 e 1 de junho de 2020. Assim, o filme condensa uma década do Sol em 61 minutos. De acordo com a NASA, o vídeo mostra o aumento e a diminuição da atividade que ocorre como parte do ciclo solar.
Os ciclos solares são períodos de 11 anos que o Sol leva para inverter a polaridade de seu campo magnético. Os pesquisadores se referem ao final do ciclo como um mínimo solar, o período de menor atividade. Já o máximo solar é um período de alta atividade.
À medida que a atividade do Sol aumenta, manchas solares cruzam a superfície da estrela. Elas são as origens de explosões solares, responsáveis por lançar radiação pelo sistema solar durante os períodos de máxima atividade. O vídeo divulgado pela NASA mostra com riqueza de detalhes esses fenômenos solares, confira abaixo:
Fonte: NASA
Imagem: NASA/Divulgação