11 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é plana, segundo pesquisa
Uma nova pesquisa aponta que a teoria da Terra plana tem um número surpreendente de seguidores no Brasil. Segundo o Instituto DataFolha, cerca de 11 milhões de pessoas (7% da população) não acreditam que nosso planeta seja redondo. A ideia é mais popular entre a população com baixa escolaridade e cristã.
A pesquisa foi a primeira a estimar quantos terraplanistas existem no país. Foram entrevistadas 2086 pessoas acima de 16 anos em 103 cidades. Ao todo, 90% dos participantes disseram que acreditam que a Terra seja redonda.
De acordo com o levantamento, 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental acreditam que a Terra seja plana. Esse número diminui entre os entrevistados que concluíram o ensino médio (6%) e superior (3%). Quanto à faixa etária, 7% das pessoas abaixo de 25 anos acreditam no terraplanismo. O número cai para 4% na faixa entre 35 e 44 anos. Quanto à religião, 8% dos católicos e e 7% dos evangélicos entrevistados declararam que a Terra é plana.
A mais antiga menção do conceito esférico da Terra data do século 6 a.C., quando a teoria foi abordada por antigos filósofos gregos, como Pitágoras. Aristóteles aceitava a esfericidade da Terra por bases empíricas em 330 a.C. Com o tempo, a ideia de uma Terra redonda lentamente se espalhou pelo globo e se tornou a visão adotada em todas as principais tradições astronômicas. Uma demonstração prática da esfericidade da Terra foi realizada pela expedição de circunavegação de Fernão de Magalhães (1519-1522).
Fonte: Folha de S.Paulo
Imagem: Shutterstock.com