5 coisas que talvez você não saiba sobre os lutadores de sumô
Confira cinco curiosidades sobre esse duelo particular de origem xintoísta!
O sumô é o esporte nacional japonês. Dois lutadores se enfrentam em um ringue circular. O primeiro a tocar o chão com algo a mais que a planta dos seus pés, ou sair do espaço delimitado, perde. Abaixo, cinco curiosidades sobre esse duelo particular de origem xintoísta:
Vídeo relacionado:
Há mulheres lutadoras: Embora a Associação Japonesa de Sumô não permita que as mulheres pratiquem oficialmente esse esporte, em muitos templos xintoístas há uma tradição antiga de sumô feminino.
A dança é fundamental: Antes de cada disputa, os oponentes realizam um ritual de dança cujo objetivo é expulsar os maus espíritos do ringue.
Dedicação total: Como em outros esportes altamente competitivos, os lutadores de sumô têm que dedicar sua vida integralmente a essa prática. Muitos vivem em casas comunitárias, onde seu treinamento e alimentação são rigorosamente controlados.
Também para estrangeiros: Contrariamente ao que se costuma pensar, muitos estrangeiros são lutadores de sumô. Tanto é assim que a Associação Japonesa de Sumô foi obrigada a restringir a participação dos “gaijin” (como são chamados os lutadores de sumô não nascidos no Japão) a somente um por equipe.
Eles nem sempre foram gordos: O tamanho dos lutadores foi aumentado com o passar dos séculos, já que a massa corporal é um fator determinante para vencer uma luta. No entanto, ainda existem, nos dias de hoje, lutadores muito mais magros que a média.
Fonte: Super Curioso