5 fatos sobre o Catar que são totalmente estranhos ou absurdos para brasileiros
Pela primeira vez, a Copa do Mundo de futebol será realizada em um país do Oriente Médio, o Catar. Como resultado da influência das tradições islâmicas, a sociedade do país tende a ser bastante conservadora na maioria dos aspectos. Confira abaixo 5 hábitos e tradições que podem causar estranheza para os brasileiros:
Proibição de bebidas alcoólicas
A lei islâmica da sharia não permite o consumo de álcool e a embriaguez em público é considerada crime no Catar. No entanto, como o país tem uma população de estrangeiros considerável, uma quantidade limitada de bebida alcoólica pode ser adquirida legalmente.
Para turistas, o álcool pode ser adquirido em hotéis internacionais de 4 a 5 estrelas. Já pessoas de fora que tenham visto de residência permanente no país podem comprar bebidas em lojas autorizadas. Para a Copa do Mundo, as bebidas alcóolicas foram liberadas nos estádios, porém apenas nos camarotes. A idade mínima para consumir álcool é de 21 anos.
Código de vestimenta
O Catar segue um código de vestimenta rígido, segundo o qual as mulheres devem cobrir a cabeça e usar um hijab. As estrangeiras não são obrigadas a seguir esse código, mas espera-se que usem trajes modestos para respeitar a comunidade local. Saias e vestidos são permitidos, mas devem alcançar pelo menos a altura do joelho. As calças devem ser folgadas e as blusas devem cobrir a área da barriga.
Os homens também devem se vestir de modo considerado decente. Ombros e joelhos não devem ficar à mostra (isso vale tanto para homens quanto para as mulheres). Outra regra que vale para todos é que roupas de banho devem ser usadas apenas nas piscinas dos hotéis ou em praias particulares.
Fotografias restritas
É necessário cuidado na hora de tirar fotos e fazer vídeos no Catar. Fotografar pessoas, locais religiosos, lojas ou instalações militares pode resultar em prisão para os turistas. Na dúvida, recomenda-se perguntar antes de registrar imagens.
Comportamento em público
Demonstrações públicas de afeto não são permitidas de modo geral no Catar. Casais que se beijam em público podem enfrentar sérios problemas. Outros cuidados também são necessários em espaços públicos. Ao sentar, recomenda-se manter as pernas fechadas e as solas dos sapatos no chão. Também é prudente evitar conversas com pessoas do sexo oposto, caso não haja intimidade com elas.
Homossexualidade proibida
A homossexualidade é ilegal no Catar e punível com penas que variam de açoitamento a prisão e execução. Fazer campanhas pela causa LGBTQI+ também é proibido no país. Mas espera-se que haja tolerância com essa população durante a Copa do Mundo. “Eles [LGBTQI+] virão ao Catar como torcedores de uma competição de futebol. Eles podem fazer o que qualquer outro ser humano faria. O que estou dizendo é que o Catar é conservador no que diz respeito à exibição pública de afeto”, disse Nasser Al Khater, presidente-executivo do comitê organizador do torneio. Mas autoridades do país afirmaram que bandeiras de arco-íris podem ser confiscadas pela segurança para “proteger” os turistas contra percepções de que estão “insultando” a sociedade.