5 invenções da Grécia Antiga que usamos até hoje!
A Grécia Antiga exerceu uma enorme influência na história do Ocidente. Além de suas contribuições no campo da política, ciência, arte e filosofia, muitas invenções gregas continuam sendo utilizadas atualmente.
Invenções gregas que ainda usamos
Despertador: Os gregos usavam um mecanismo de relógio sonoro que funcionava com água ou seixos rolados que caíam. Dizem que Platão possuía um desses artefatos.
Moinho de água: Utilizados para moer grãos em diversos trabalhos têxteis e de forja de metais, os primeiros moinhos de água foram construídos na Grécia Antiga por volta do século III a.C..
Cartografia: Anaximandro, filósofo pré-socrático nascido no século VII a.C., é considerado por muitos o pai da cartografia. Ele criou os primeiros mapas-múndi de que se tem notícia e foi um verdadeiro pioneiro dessa arte.
Odômetro: Esse aparelho, usado para medir as distâncias percorridas, foi inventado pelos gregos no século I a.C.. Atualmente, o dispositivo continua sendo utilizado, embora, geralmente, sejam versões digitais dele.
Olimpíadas: Os primeiros Jogos Olímpicos foram celebrados na Grécia Antiga, no ano de 776 a.C.. O evento era dedicado aos deuses do Olimpo e realizado a cada quatro anos. Milhares de pessoas iam às planícies de Olímpia para ver o espetáculo.
VER MAIS:
- As surpreendentes estátuas de bronze da Grécia Antiga descobertas no Mar Mediterrâneo
- Fatos que você provavelmente não conhecia sobre sexo na Grécia Antiga
- Encontrada na Grécia cidade perdida da época da Guerra de Troia
Fonte: La Brujula Verde
Imagem: Shutterstock