Adaga de Tutancâmon feita de material extraterrestre não foi forjada no Egito
Um dos artefatos mais enigmáticos encontrados na tumba de Tutancâmon é a adaga que pertenceu ao faraó egípcio. A arma branca, que se encontrava junto aos restos de seu dono, despertou muito interesse devido ao material com o qual foi fabricada. Uma pesquisa anterior demonstrou que todo o ferro encontrado no objeto veio de meteoritos e não tem origem terrestre.
Origem misteriosa da adaga de Tutancâmon
Agora, um novo estudo aponta que a adaga não foi forjada no Egito. Os resultados das análises mostram que sua construção incluiu técnicas que não eram comuns no Egito na época. Isso reforça a interpretação de uma carta que sugeria que a arma havia sido presenteada ao avô do rei Tut por algum estrangeiro.
Na Idade de Bronze, os objetos metálicos eram frequentemente fabricados com materiais provenientes de meteoritos, prática que teria durado até a Idade de Ferro. Essa é a origem da matéria-prima usada na adaga do jovem faraó. O novo estudo, publicado no periódico científico Meteoritics & Planetary Science, apresenta o resultado de análises feitas com raios-x na lâmina que pertenceu ao faraó.
Após os testes, os pesquisadores puderam ter uma ideia melhor das concentrações dos diferentes elementos contidos na adaga e como ela foi feita. As análises revelaram a presença de uma mistura de sulfeto de ferro, além de outros detalhes fascinantes. A lâmina tinha uma textura conhecida como Padrão Widmanstätten, algo presente em meteoritos de ferro. Como esse padrão foi preservado na arma, isso indica que ela foi forjada usando uma técnica de baixa temperatura, sendo aquecida a menos de 950°C.
Além disso, sua empunhadura de ouro parece ter sido feita com gesso de cal, um material que só seria usado no Egito muito mais tarde, mas que era utilizado em outros lugares na época. Os pesquisadores dizem que isso sugere que a adaga tem origem estrangeira, possivelmente de Mitanni, na Anatólia. Uma carta encontrada por arqueólogos diz que uma adaga de ferro com empunhadura de ouro foi presenteada pelo rei de Mitanni a Amenhotep III, o avô de Tutancâmon.