Adolescente encontra "espelho mágico" de 1.500 anos durante atividade escolar em Israel
Uma adolescente de 17 anos encontrou um "espelho mágico" de 1.500 anos durante escavações no sítio arqueológico de Usha, no norte de Israel. A atividade fazia parte de um "curso de sobrevivência" para alunos de ensino médio promovido pelo Ministério da Educação do país. Segundo os pesquisadores, o artefato data do período bizantino.
Proteção contra maus espíritos
Aviv Weizman participava das escavações quando avistou um caco de cerâmica incomum saindo do chão entre as paredes de um edifício. A adolescente mostrou o fragmento a Einat Ambar-Armon, diretor do Centro de Educação do Norte da Autoridade de Antiguidades de Israel, que o identificou como a placa de um "espelho mágico". De acordo com os pesquisadores, o artefato tinha a função de proteger seu dono contra maus espíritos.
"Um espelho de vidro, para proteção contra o mau-olhado, foi colocado no meio da placa: a ideia era que o espírito maligno, como um demônio, que se olhasse no espelho, visse seu próprio reflexo, e isso protegeria o dono do espelho", disse Navit Popovitch, curador dos Períodos Clássicos da Autoridade de Antiguidades de Israel. "Placas de espelho semelhantes foram encontradas no passado como presentes funerários em túmulos, para proteger o falecido em sua jornada para o mundo pós-vida”, completou.
Durante a atividade estudantil de uma semana, os jovens descobriram outros artefatos, incluindo potes de cerâmica, moedas, fragmentos de pedra decorados e até um aqueduto. “Um aluno que faz uma descoberta durante uma escavação nunca mais esquecerá a experiência. Não há melhor maneira de ligar os jovens ao país e ao património”, disse Eli Escusido, Diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel.