Agora é oficial: vivemos uma nova era geológica na Terra
No último Congresso Internacional de Geologia, realizado recentemente na África do Sul, especialistas do mundo inteiro determinaram que o planeta Terra vive, desde 1950, uma nova era geológica: o Antropoceno.
O grupo de cientistas responsável pela pesquisa considera que o rastro da atividade humana é detectável e irreversível. Por isso, essa nova era está marcada pelo impacto humano na Terra. O que define a mudança da fase geológica do planeta é o fato de haver uma modificação plural e sincrônica comprovada em todas as regiões do mundo.
O geólogo Alejandro Cearreta, professor da Universidade do País Basco e membro do grupo que definiu a questão, explica: “Já modificamos a Terra: o Antropoceno é o momento em que nós, seres humanos, conseguimos alterar o ciclo vital do planeta, quando tiramos o planeta de sua variabilidade natural”.
Após anos de debates e votações, decidiu-se tomar o ano de 1950 como data inicial do novo ciclo. Nele, iniciaram-se os testes nucleares que, entre outras coisas, espalharam isótopos radioativos por amplas regiões e que serão detectáveis por milhares de anos.
A fabricação de plásticos, resíduos industriais, a emanação de gases, a acidificação dos oceanos e a destruição de ecossistemas inteiros demonstram que a ação dos homens alterou definitivamente o ciclo planetário.
Fonte: El País
Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock.com