Inicio

Alemanha irá devolver antigos objetos da civilização maia ao México e Guatemala

São peças arqueológicas supostamente roubadas por saqueadores de túmulos
Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2021 às 16:30 HS
Alemanha irá devolver antigos objetos da civilização maia ao México e Guatemala-0

Reiner Haseloff, primeiro-ministro do estado alemão de Saxônia-Anhalt, terá um encontro com os embaixadores do México e da Guatemala para devolver formalmente várias peças arqueológicas maias aos seus respectivos países. Os artefatos arqueológicos pré-colombianos que estão na Alemanha têm valor cultural inestimável.

Mistério sobre a origem dos artefatos

As peças  foram descobertas pela polícia alemã, no final do ano passado, na casa de um homem que alegou tê-las adquirido em 2003 na feira de Leipzig. Antes de ser interrogado pela polícia, o homem disse não saber a origem dos artefatos. Enquanto isso, as principais hipóteses investigativas giram em torno da possibilidade de que as peças tenham sido roubadas por ladrões de túmulos.

 

 

A autenticidade e proveniência das peças arqueológicas foi confirmada por uma série de análises feitas por especialistas na área, de acordo com o comunicado das autoridades estaduais de Saxônia-Anhalt. A maioria das peças maias vem da região da Guatemala, enquanto o restante pertence à antiga cidade mesoamericana de Teotihuacán, no México. São pratos, xícaras e figuras produzidas entre os anos 250 e 850.

Peças de civilizações pré-colombianas que estão na Europa e Estados Unidos têm sido alvo de contestação por parte de países latino-americanos. No ano passado, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que apelaria à ONU para recuperar artefatos arqueológicos que fazem parte de acervos de museus europeus. Em 2019, um museu dos EUA devolveu à Bolívia a múmia de uma princesa inca.