Inicio

Altar milenar feito de crânios humanos é encontrado em caverna no México

Pesquisadores acreditam que os restos mortais sejam de vítimas de sacrifícios
Por History Channel Brasil em 29 de Abril de 2022 às 17:43 HS
Altar milenar feito de crânios humanos é encontrado em caverna no México-0

Quando mais de cem crânios humanos foram encontrados em uma caverna no México, há dez anos, as autoridades acreditavam estar diante de uma cena recente de crime. Apenas agora, após análises forenses é que foi possível concluir que os restos mortais são milenares. De acordo com antropólogos, as caveiras correspondem a indivíduos decapitados entre os anos 900 e 1200 d.C.

Altar de crânios

Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), ao menos 150 caveiras foram encontradas na caverna de Comalapa, situada no estado de Chiapas. Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que os restos mortais são de vítimas de sacrifícios ritualísticos. A principal hipótese é que os ossos faziam  parte de um tzompantli (altar de crânios). 

Altar de crânios

"Reconhecemos os restos ósseos de três crianças, mas a maioria dos ossos são de adultos e, até agora, são mais de mulheres do que de homens", disse o antropólogo Javier Montes de Paz. Segundo ele, uma característica comum dos crânios é que nenhum deles preserva os dentes. Não se sabe se eles foram extraídos antes ou depois das vítimas terem morrido.

Os tzompantli eram altares construídos de madeira nas quais os astecas e outras culturas mesoamericanas exibiam os crânios das vítimas sacrificiais. Há alguns anos, pesquisadores encontraram um deles durante a reforma de um edifício no centro histórico da Cidade do México.

Fontes
Live Science e INAH
Imagens
INAH/Divulgação