Armas de tribos bárbaras da época do Império Romano são encontradas na Polônia
Diversas armas que possivelmente pertenceram a tribos bárbaras durante a época do Império Romano foram encontradas por caçadores de tesouros na Polônia. A descoberta das peças de ferro aconteceu em uma área florestal perto da cidade de Hrubieszów. Pesquisadores acreditam que os artefatos tenham cerca de dois mil anos.
Cultura Przeworsk
Todos os artefatos foram localizados praticamente no mesmo local da floresta. "No início, devido à corrosão muito forte que cobre o metal, adicionalmente misturada com areia e lama, foi difícil determinar o que eram esses objetos", diz um comunicado da Conservadoria dos Monumentos Provinciais de Lublin. Análises posteriores indicam que o conjunto inclui nove pontas de lança, dois machados de batalha e um machado de carpinteiro, além de três objetos que ainda não foram identificados.
"Em primeiro lugar, estamos provavelmente a lidar com armas usadas por tribos bárbaras durante os tempos do Império Romano. Talvez tenham sido usados por guerreiros que pertenciam à chamada cultura Przeworsk (século I a.C - século II/III d.C), identificados pelos arqueólogos como membros da tribo vândala, ou pelas comunidades das culturas góticas (século II/III d.C. - século V d.C.)", diz o comunicado.
Há alguns anos, perto do mesmo local foi encontrado o túmulo de um guerreiro da cultura Przeworsk. Trata-se de um povo da Idade do Ferro que se estabeleceu durante o século III a.C. e continuou a habitar o centro e o sul da Polônia até o século V d.C. O declínio da cultura coincide com a invasão dos hunos e a crise social que ocorreu como resultado do colapso do Império Romano.