Arqueólogos descobrem local de sacrifício em massa de crianças no Peru
Arqueólogos peruanos encontraram evidências do que pode ser um dos maiores casos do mundo de sacrifício de crianças. O cemitério pré-colombiano, chamado de Las Llamas, contém os esqueletos de 140 crianças de idades entre 5 e 14 anos, que foram sacrificadas durante uma cerimônia há cerca de 550 anos. No local, também foram encontrados os restos de 200 jovens lhamas, aparentemente sacrificadas no mesmo dia.
Vídeo relacionado:
Apesar de as escavações terem iniciado em 2011, somente neste ano, em abril, foram publicados os achados. Segundo Prieto, além dos ossos, também foram encontradas pegadas que sobreviveram à chuva e à erosão. Elas indicam que as crianças foram levadas para a morte a partir de Chan Chan, uma cidade antiga próxima a Las Llamas. Os ossos do peitoral das crianças continham lesões, sugerindo que a pessoa que liderava os sacrifícios estava tentando extrair seus corações. O DNA delas será analisado para saber se elas tinham algum grau de parentesco entre si.
Muitas culturas antigas das Américas praticavam sacrifícios humanos, incluindo os Maias, os Astecas e os Incas, que conquistaram o Império Chimu no final do século XV. Mas o sacrifício em massa de crianças é algo que foi raramente documentado.
Fonte: New York Times
Imagem: Matyas Rehak/Shutterstock.com