Arqueólogos encontram ruínas de bar viking na Escócia
Os vikings tinham fama de serem bons de copo. De acordo com registros históricos, eles apreciavam beber cerveja, hidromel e vinho. Agora, arqueólogos encontraram na Escócia as ruínas de um "salão de bebidas" utilizado por antigos nórdicos.
O bar viking foi descoberto na localidade de Skaill Farmstead, em Westness, na ilha de Rousay, por pesquisadores e estudantes da Universidade de Highlands e do Islands Archeology Institute. De acordo com os especialistas, a estrutura foi erguida por volta do século X. Acredita-se que a taverna tenha funcionado por dois séculos.
A estrutura maciça é sustentada por paredes de pedra de um metro de largura e cerca de 15 metros de comprimento. Acompanhando a extensão das paredes, há longos bancos de pedra. No local também foram encontradas peças de cerâmica e um fragmento de pente de osso nórdico.
A localidade de Westness é mencionada na Saga de Orkneyinga (narrativa histórica sobre as ilhas escocesas) como sendo o lar de Earl Sigurd, um poderoso chefe viking. "Nunca se sabe, mas talvez o próprio Earl Sigurd tenha se sentado em um dos bancos de pedra dentro do salão e bebido um jarro de cerveja!", afirmou Dan Lee, um dos líderes da equipe responsável pela descoberta. Confira abaixo imagens aéreas do local:
Fontes: CNN e UHI Archaeology Institute
Imagem: UHI Archaeology Institute