Arqueólogos escavam ruínas de reinos esquecidos mencionados na Bíblia
No noroeste da Arábia Saudita, na desértica região das montanhas de Al-Ula, escavações revelam as ruínas dos antigos reinos bíblicos de Dadã e Liã. A partir de 2019, o local tornou-se um concorrido destino turístico, especialmente por abrigar o sítio arqueológico de Madaim Salé. Trata-se de uma cidade que os nabateus (povo árabe pré-islâmico) escavaram nas rochas há 2 mil anos.
Ruínas históricas
A equipe arqueológica, formada por especialistas franceses e sauditas, se concentra agora na escavação de cinco locais próximos, todos eles vinculados às civilizações dadanita e lianita, que floresceram há mais de dois milênios. Abdulrahman al-Sohaibani, líder da expedição que explora as ruínas de Dadan, mencionada no Antigo Testamento, afirmou: “É um projeto que realmente tenta revelar os mistérios destas civilizações”.
Quanto ao reino de Liã, de acordo com a comissão do projeto, chegou a ser um dos maiores de sua época, quando se estendia desde Medina, no sul, até Azaba, no norte do atual território jordaniano. Ambos os reinos, que prosperaram por cerca de 900 anos, até o ano 100 de nossa era, controlaram rotas comerciais de valor vital.
Os pesquisadores esperam que as escavações ajudem a entender melhor como era o cotidiano desses reinos. Os vestígios encontrados podem dar pistas sobre os rituais religiosos, a vida social e a economia dos habitantes da região.