Inicio

Artefato de 24 mil anos encontrado no Brasil pode reescrever história humana nas Américas

Misteriosa ferramenta de pedra foi descoberta no sítio arqueológico do Vale da Pedra Furada
Por History Channel Brasil em 20 de Maio de 2021 às 16:21 HS
Artefato de 24 mil anos encontrado no Brasil pode reescrever história humana nas Américas-0

Uma descoberta feita no Vale da Pedra Furada, importante sítio arqueológico no Piauí, pode mudar o que se sabe sobre a chegada dos seres humanos nas Américas. Trata-se de uma misteriosa ferramenta de pedra com aproximadamente 24 mil anos. Até hoje, acreditava-se que os primeiros habitantes teriam chegado ao norte do continente cerca de dez mil anos depois.

Humanos mais antigos das Américas

“Até agora, a arqueologia oficial norte-americana considerava que os primeiros colonos teriam chegado à América há 15 mil anos”, disse Ignacio Clemente-Conte, arqueólogo afiliado ao Instituto Mila y Fontanals de Pesquisa Humanas de Barcelona. “No entanto, o artefato descoberto aqui foi encontrado em um dos níveis arqueológicos que têm entre 27.600 e 24 mil anos”, completou.

Artefato de 24 mil anos encontrado no Brasil pode reescrever história humana nas Américas - 1

A ferramenta encontrada no Vale da Pedra Furada tem forma de hexágono e mede 21 cm x 18,5 cm x 2,9 cm. Ela é feita de um tipo de rocha conhecida como arenito siltoso. Os pesquisadores consideram isso incomum, pois a maioria dos artefatos antigos encontrados na região eram feitos de quartzo ou quartzito. Os cientistas acreditam que a ferramenta pode ter sido usada para cortar, fatiar ou espetar peles de animais, carne, madeira e fibras vegetais.

Apesar de ter sido encontrada em 2016, só agora os pesquisadores revelaram a descoberta da ferramenta, em um estudo publicado na revista científica PLOS ONE. Eles queriam ter tempo de analisar o artefato e comprovar que ele realmente foi feito por mãos humanas. Anteriormente, outros cientistas demonstraram ceticismo e questionaram a descoberta de artefatos similares na região, alegando que seriam formações naturais. 

Caso se comprove que a ferramenta é realmente tão antiga, os pesquisadores estão diante de um novo mistério. Quem seriam os habitantes da região e como eles estavam lá há mais tempo que os primeiros humanos da América do Norte? Novos estudos serão necessários para encontrar uma resposta.

VER MAIS:


Fontes: Ancient Origins e PLOS ONE

Imagens: Boëda et al, via PLOS ONE