Artefato medieval considerado raríssimo é encontrado em castelo na Polônia
Arqueólogos encontraram um artefato medieval extremamente raro durante escavações em um castelo em Cracóvia, na Polônia. Trata-se de um anel de ouro ricamente decorado com imagens consideradas inusitadas para a época. Segundo os pesquisadores, o artefato remonta a algum período entre os séculos XI e XII.
Castelo Real
O anel foi encontrado abaixo de uma das quatro torres residenciais do Castelo Real de Wawel, um complexo arquitetônico medieval. O artefato estava em uma camada situada no topo dos restos de uma estrutura de pedra, provavelmente algum tipo de poço defensivo. O castelo serviu como residência de reis poloneses durante séculos, mas atualmente abriga um dos museus de arte mais visitados do país.
Anteriormente, apenas alguns poucos anéis de ouro da Idade Média haviam sido encontrados na Polônia. Esses tipos de joias eram geralmente desprovidos de decoração ou continham ornamentos geométricos. O artefato descoberto no Castelo Real de Wawel é considerado raro justamente devido à sua decoração.
Segundo os arqueólogos, esse é o único exemplo onde imagens humanas (e em geral figurativas) são representadas em um anel medieval da Polônia. Os especialistas acreditam que as duas faces opostas ilustradas no artefato podem ser uma referência a Janus, deus de duas faces da mitologia romana. Além disso, a peça se destaca pela ausência de referências ao cristianismo, que começou a se estabelecer na Polônia no século X. A joia provavelmente pertenceu a alguém da elite local.