Atlântidas da vida real: 5 cidades que estão embaixo d’água
Você já deve ter ouvido histórias mitológicas ou de ficção sobre cidades que afundaram sob as águas. No entanto, existem alguns lugares no mundo que acabaram submersos de verdade, seja por desastres naturais, pelo aumento do nível do mar ou inundações deliberadas. Aqui, mostramos cinco "Atlântidas" da vida real.
Baia
A cidade de Baia, construída pelos romanos, foi reconhecida por suas maravilhosas águas termais. Ela se localizava em Campi Flegrei, um supervulcão próximo a Nápoles. A própria atividade vulcânica fez com que Baia ficasse submersa.
Thonis-Heracleion
Heracleion (Ancient Greek Name, also known by its Egyptian name Thonis and sometimes called Thonis-Heracleion, was an ancient Egyptian city located near the Canopic Mouth of the Nile, about 32 km northeast of #Alexandria #Egypt #ancientegypt pic.twitter.com/THAdp8B2cO
— 𝔸𓆸𝔾𝕖𝕟𝕖𝕟𝕒𓆃 (@A_Genena1) April 27, 2019
Segundo a lenda, Thonis-Heracleion foi o local no qual o herói grego Hércules pisou pela primeira vez no Egito, tendo sido percorrido também pelos amantes Paris e Helena, antes da Guerra de Troia. A cidade localizava-se na desembocadura ocidental do Rio Nilo, e ali, graças à sua complexa rede de canais, funcionava um próspero porto.
Derwent
Derwent, uma cidade localizada na cidade inglesa de Derbyshire, foi relegada às profundezas para criar o reservatório de Ladybower. O rápido crescimento de cidades como Derby, Leicester, Nottingham e Sheffield exigiu um maior abastecimento de água. Inicialmente, foram criados dois reservatórios, mas o de Ladybower foi rapidamente construído.
Villa Epecuén
O balneário lacustre Villa Epecuén, localizado em Buenos Aires, Argentina, foi fundado em 1920 às margens de um lago salgado, atraindo milhares de turistas que queriam nadar e passar uma estadia acolhedora. No entanto, o rompimento de uma barragem em 1985 submergiu toda a cidade sob 10 metros de água salgada corrosiva. Em 2009, as águas baixaram e foi possível ver as ruínas da cidade pela primeira vez em mais de duas décadas.
Port Royal, Jamaica
Port Royal já foi conhecida como "a cidade mais perversa da Terra", por ter sido lar de piratas que tinham fama de ser beberrões e depravados. Em junho de 1692, a área foi devastada por um forte terremoto, rapidamente seguido por um tsunami. Segundo especialistas, dois terços da cidade ficaram submersos, principalmente os armazéns localizados no litoral.