Aventureiro de 72 anos atravessa o Oceano Atlântico a bordo de um tonel
Um francês de 72 anos realizou uma façanha impressionante: ele atravessou o Oceano Atlântico a bordo de um tonel. Jean-Jacques Savin navegou somente com a ajuda de correntes marítimas e do vento, já que sua embarcação não tem motor. O aventureiro solitário levou 127 dias para completar a viagem.
O tonel de Savin foi especialmente adaptado para a viagem. A embarcação tem dois metros de altura e uma área de 6 metros quadrados. O francês zarpou de El Hierro, na Espanha, e desembarcou no norte de Porto Rico pouco mais de quatro meses depois. "Foi uma comunhão comigo mesmo e com a natureza", afirmou à Rádio França Internacional (RFI).
O francês conta que enfrentou uma única tempestade durante o percurso. A chuva forte fez sua embarcação virar algumas vezes. Ventos de até 70km/h também atravessaram o caminho dele. “Passar por isso é difícil, mas depois voltam os ventos mais tranquilos, de 40 ou 50km/h, e tudo fica bem. Você sabe que vai passar e fica sereno", afirmou.
A maior dificuldade enfrentada por Savin foi quando seus mantimentos acabaram. Isso aconteceu porque a viagem durou um mês a mais do que o previsto. A jornada só não se encerrou aí porque dois navios forneceram alimentos ao aventureiro. A inspiração para a viagem veio de Alain Bombard, um médico, biólogo e político francês que fez uma viagem semelhante em um barco inflável, em 1952.
Agora, Savin pretende escrever um livro sobre a aventura. Além disso, ele quer voltar ao mar em breve, mas ainda não decidiu o destino de sua próxima viagem. Confira abaixo imagens de sua travessia pelo Atlântico:
Fonte: G1
Imagem: Jean-Jacques Savin/Facebook/Reprodução