“Baleia-espiã” que apareceu na Noruega pode fazer parte de projeto secreto russo
Uma baleia beluga que apareceu na costa da Noruega intriga pesquisadores. O animal usava uma espécie de coleira que poderia ser usada para carregar armas ou câmeras de espionagem. Especula-se que o cetáceo possa fazer parte de algum projeto militar secreto da Rússia.
O animal foi primeiramente avistado por pescadores. De acordo com um deles, chamado Joar Hesten, a baleia se aproximava de barcos e pessoas, aparentemente desconfortável com os arreios. "Ela parecia querer se desvencilhar das amarras", disse.
A Diretoria Norueguesa da Pesca conseguiu tirar a coleira da baleia. No artefato, havia uma inscrição que dizia "equipamento de São Petersburgo". Acredita-se que a beluga pode ter fugido da base naval de Murmansk, no norte da Rússia.
[VÍDEO RELACIONADO: Putin - da KGB às FakeNews que influenciaram as eleições nos EUA]
Pelo comportamento da baleia, especialistas acreditam que ela tenha vivido em cativeiro, sendo treinada por humanos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Rússia desenvolve um projeto de treinamento de belugas. Os animais seriam usados para proteger bases navais, ajudar mergulhadores e até mesmo matar invasores. O governo russo não se pronunciou a respeito.
Fonte: IFLScience
Imagens: Jørgen Ree Wiig/Diretoria Norueguesa da Pesca/Reprodução