Barco funerário viking pode ter sido encontrado enterrado na Noruega
Um barco funerário viking pode ter sido encontrado na Noruega. Imagens captadas por radar sugerem que ele esteja enterrado em um parque nacional do condado de Vestfold. A localidade abriga diversos tesouros arqueológicos daquela antiga civilização nórdica.
Arqueólogos usaram uma tecnologia chamada radar de penetração do solo (GPR, na sigla em inglês) para localizar a possível embarcação. "Os dados do GPR mostram claramente o formato de um barco, e podemos ver traços fracos de uma depressão circular ao redor dele", afirmou Terje Gansum, do departamento de patrimônio cultural de Vestfold.
Especialistas acreditam que o barco é relativamente grande, com cerca de 13 metros de comprimento, mas salientam que ele é menor que outras embarcações similares já encontradas. Eles sugerem que o navio remonta à era viking ou até mesmo a algum período anterior. Pesquisadores devem utilizar métodos não-invasivos para investigar o achado.
Recentemente, uma outra embarcação antiga imponente foi encontrada em uma fazenda da Noruega. Era costume da cultura viking enterrar pessoas importantes usando barcos como túmulos. As embarcações cumpriam um importante papel nos países escandinavos desde a Idade do Bronze, sendo usadas para viagens de longa distância em missões comerciais ou de expansão territorial. Por isso, os barcos eram associados com princípios nobres.
Fonte: Newsweek
Imagem: Shutterstock.com