Busto de guerreiro maia com elmo de serpente é encontrado no México

Durante escavações nas ruínas de um templo maia em Chichén Itzá, no México, arqueólogos encontraram o busto de um guerreiro com um elmo de serpente. Os pesquisadores acreditam que a escultura tenha cerca de mil anos. O mais impressionante é que o artefato apresenta um excelente estado de preservação.
Chichén Itzá
De acordo com os arqueólogos, o busto provavelmente fazia parte do relevo de um projeto escultórico maior. A peça foi encontrada no lado leste de um templo que faz parte do complexo Casa Colorada de Chichén Itzá. A estátua, que tem 33 centímetros de altura e 28 cm de largura, apresenta apenas uma pequena rachadura.

Pelo estilo da escultura, os pesquisadores deduziram que ela é datada dos primeiros tempos da cidade maia de Chichén Itzá. O local floresceu entre os séculos IX e XIII e abrange uma área de mais de 300 hectares. Na região central do assentamento, há uma pirâmide de cerca de 30 metros de altura conhecida como El Castillo. O local tem muitos templos, bem como uma enorme quadra usada para jogos com bola e um observatório astronômico.
Essa é só a mais recente descoberta envolvendo relíquias pré-colombianas no México. Nos últimos tempos, arqueólogos encontraram outras peças de destaque, como uma colossal cabeça de cobra asteca, uma tumba de 1.500 anos e uma "passagem para o submundo”. Além disso, pesquisadores também se depararam com um placar de um jogo de bola do Império Maia disputado há 1.100 anos.