Inicio

A cadela que virou heroína ao desativar com xixi uma bomba nazista durante a 2ª Guerra

Juliana, da raça Dogue Alemão, ganhou uma medalha por salvar a vida de seu dono na Inglaterra
Por History Channel Brasil em 29 de Março de 2023 às 11:43 HS
A cadela que virou heroína ao desativar com xixi uma bomba nazista durante a 2ª Guerra-0

Em 1941, a cadela Juliana se tornou uma verdadeira heroína na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. O animal, da raça Dogue Alemão, simplesmente salvou a vida de seu dono ao desativar uma bomba incendiária nazista que havia atravessado o telhado da casa onde moravam. O mais incrível é que ela impediu a tragédia ao fazer xixi no artefato.

Urina salvadora

O caso aconteceu durante a blitz, campanha de bombardeio nazista ao Reino Unido. A bomba incendiária teve suas chamas apagadas quando a cadelinha levantou a pata traseira e urinou em cima do artefato, evitando com que a casa de seu dono pegasse fogo. O feito rendeu à Juliana a Medalha da Cruz Azul, honraria oferecida a animais que praticam atos de bravura. 

A incrível história de Juliana só foi resgatada em 2013, quando leiloeiros estavam procurando por objetos de valor em uma casa que estava sendo desocupada na cidade de Bristol. Inicialmente, os especialistas encontraram a medalha que Juliana havia recebido por desativar a bomba. Em seguida, eles tiveram uma surpresa ao descobrir que a cadelinha havia ganhado mais uma medalha devido a outro feito heroico. 

A descoberta foi feita quando os leiloeiros se depararam com uma pintura que retratava Juliana. Em sua moldura, havia os dizeres: "Juliana - premiada com uma medalha por extinguir uma bomba incendiária em abril de 1941. Premiada com outra por alertar aos ocupantes sobre um incêndio na oficina de seu mestre em novembro de 1944".

"Nunca ouvi falar de um cachorro capaz de extinguir uma bomba antes - só podemos presumir que era um Dogue Alemão com uma bexiga grande", disse o leiloeiro Philip Taubenheim na época da descoberta. “Esses itens contam uma história fantástica e destacam o papel muitas vezes esquecido que os animais desempenharam na guerra”, afirmou. Infelizmente, Juliana teve um fim triste: morreu envenenada em 1946.

Juliana não foi o único animal herói de guerra. Na Primeira Guerra Mundial, um cão chamado "Satã" entrou para a história ao entregar uma mensagem que salvou diversos soldados franceses. Durante a Segunda Guerra, uma pequena Yorkshire Terrier chamada Smoky participou de várias missões e salvou 250 combatentes dos Estados Unidos que lutavam nas Filipinas.

Fontes
BBC e The Telegraph
Imagens
iStock