Câmara de celebrações do faraó Ramsés II é descoberta no Egito
Uma equipe de arqueólogos da Universidade Ain Shams, da cidade do Cairo, no Egito, descobriu a base de uma câmara cerimonial do faraó Ramsés II nas ruínas do bairro árabe de Matariya. Durante seu reinado, a região correspondia à cidade de Heliópolis, uma das capitais do antigo país.
Vídeo relacionado:
O pesquisador responsável pela expedição, professor Mamduh al Damati, afirmou que ficou impressionado com a singularidade do salão real, salientando que não há outro igual que remonte ao período histórico do Novo Império do Egito. Segundo o especialista, a câmara era utilizada para celebrações reais, possivelmente não só durante o reino de Ramsés II, mas também de vários de seus sucessores.
Os arqueólogos encontraram no local um cartucho (símbolo onde se escrevia o nome de um rei) do faraó Ramsés III, que se remontaria às dinastias XIX e XX, que governaram o Egito nos séculos XIII-XII antes de Cristo. Entre outros achados de importância também se destaca um grande recipiente de cerâmica. Os pesquisadores acreditam que o objeto poderia ter servido para abastecer de trigo o templo próximo de Rá, após o fim da época de Ramsés.
Fonte: Newsweek
Imagem: Ministério das Antiguidades do Egito/Reprodução