Canais de Veneza ficam límpidos e atraem peixes devido à quarentena contra o coronavírus
A Itália é um dos países que mais sofre com a pandemia de coronavírus no mundo. Com as medidas adotadas pelo governo para tentar conter a doença, ruas, aeroportos e pontos turísticos ficaram vazios. Essa quarentena teve um efeito inesperado: as águas geralmente turvas de Veneza ficaram límpidas e voltaram a atrair peixes.
Nas redes sociais, foram postados diversos vídeos que mostram cardumes nadando pelos canais venezianos. De acordo com a prefeitura da cidade, as águas ficaram claras devido à ausência das gôndolas e barcos que costumam circular por lá. Isso porque essas embarcações trazem à tona os sedimentos do fundo dos canais, deixando as águas turvas. Sem o tráfego aquático, os canais se tornaram límpidos.
Un amico in fb ha condiviso queste foto. Cosa hanno di particolare? L'acqua limpida dei canali veneziani senza il torbido che provoca il moto ondoso in questi giorni di traffico lagunare limitato.
— Marino NiNi Marini #sanguemisto (@diceNiNi) March 12, 2020
Non s'era mai visto.#coronavirua#restaacasa pic.twitter.com/kKaKWanFok
La natura si riprende I suoi spazi #venice #life #fish #canal #clearwater #nature #urbanwildlife #resilience pic.twitter.com/jsPDW3I7Lx
— Venezia Pulita / Clean Venice (@VeneziaPulita) March 10, 2020
Segundo um porta-voz da prefeitura de Veneza, também houve uma melhora na qualidade do ar na cidade. Assim como no caso dos canais, o fenômeno é atribuído à interrupção da circulação das embarcações, movidas a óleo diesel.
Em outras regiões da Itália, também foram observadas mudanças no meio ambiente. Um golfinho foi avistado em um dos maiores portos do Mar Mediterrâneo, em Cagliari, capital da Sardenha. De acordo com especialistas, a aparição desses animais é rara por lá, devido ao grande movimento de balsas e navios cargueiros.
#Venezia, domenica 15 marzo 2020, ore 15.30: il Canal Grande come non lo avete mai visto.
— Tgr Rai Veneto (@TgrVeneto) March 15, 2020
Il video di Davide Calimani#ioseguotgr #iorestoacasa #venice @TgrRai @RaiNews @comunevenezia pic.twitter.com/2FyM1K19lp
Fontes: IFLScience, CNN e Independent
Imagem: Shutterstock.com