Inicio

Cápsula do tempo de Mussolini é achada sob obelisco em Roma

Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2016 às 17:43 HS
Cápsula do tempo de Mussolini é achada sob obelisco em Roma-0

Pesquisadores encontraram uma caixa metálica enterrada sob enorme monumento no Foro Italico com texto escrito em latim sobre regime de Benito Mussolini. 

Um texto destinado às gerações futuras foi encontrado sob um enorme obelisco, de 300 toneladas, em Roma.

Escrito em latim em um pergaminho, o texto com 1.200 palavras foi cuidadosamente colocado em uma caixa metálica com algumas moedas de ouro. Em seguida, foi enterrado sob a base do obelisco com a inscrição em latim MVSSOLINI DVX, que significa Mussolini Duce (Mussolini Líder).

Ainda de pé no Foro Italico, em Roma, com 36,5m altura, o monólito de mármore branco foi revelado ao público em 1932 como um monumento em homenagem ao fascismo.


Mensagem para o futuro

Naquela época, Mussolini (1883-1945) já tinha transformado o governo italiano em uma ditadura. Intitulado "Codex Fori Mussolini", o texto deveria permanecer inacessível aos contemporâneos.

A mensagem do governo de Mussolini, que chegou ao fim em 1943, era destinada ao futuro. O ditador acreditava que o texto só seria sido lido após a queda do obelisco e, consequentemente, do fascismo. O colapso físico do obelisco, no entanto, não foi necessário para encontrar o Codex.

Dois pesquisadores, Bettina Reitz-Joosse, da Universidade de Groningen, e Han Lamers, da Humboldt University Berlim e da Universidade Católica de Leuven, reconstituíram o texto a partir de três fontes encontradas em bibliotecas e arquivos em Roma.


O que diz o texto

Escrito pelo estudioso clássico Aurelio Giuseppe Amatucci (1867-1960), o texto apresenta uma história propagandística do fascismo italiano. Um dos pesquisadores disse que o documento revela a grandiosa tentativa de Mussolini se apresentar como um novo imperador romano e "de ser o salvador do povo italiano".

A segunda parte do texto refere-se aos programas da Organização da Juventude Fascista, e a terceira parte incide sobre o transporte e montagem do obelisco. O monumento é apresentado como um símbolo do reinado eterno do fascismo italiano.


Linguagem eterna

De acordo com os pesquisadores, o texto foi escrito em latim, pois este era o idioma oficinal do Império Romano e era dito como uma "linguagem eterna", que soava mais apropriada para enviar uma mensagem ao futuro.

A pesquisa de Lamers e Reitz-Joosse foi recentemente publicada pela editora Bloomsbury.

 

Cápsula do tempo de Mussolini é achada sob obelisco em Roma - 1

 


Fonte: Live Science
Imagem: s74 / Shutterstock.com