Carruagem cerimonial de luxo é encontrada nas ruínas de Pompeia
Arqueólogos italianos anunciaram a descoberta de uma carruagem cerimonial praticamente intacta nas ruínas de Pompeia. O veículo apresenta quatro rodas, peças de ferro e decorações em bronze e estanho. Além disso, foram encontrados vestígios de cordas e arranjos florais.
Segundo as autoridades, vários detalhes da carruagem estão bem preservados, como as rodas de ferro, os apoios de braço e costas feitos de metal, além de um assento que pode acomodar uma ou duas pessoas. O veículo também é decorado com medalhões de metal representando sátiros, ninfas e cupidos, sugerindo a possibilidade de que possa ter sido usada em cerimônias de casamento. Os pesquisadores disseram que essa é uma descoberta sem paralelos na Itália.
Eric Poehler, especialista no trânsito da antiga Pompeia e professor da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, disse que ficou surpreso com a descoberta. "Muitos dos veículos sobre os quais eu escrevi antes são comparáveis a caminhonetes ou veículos normais para levar as crianças ao futebol. Mas esse é uma Lamborghini. É um veículo muito chique", afirmou.
The four-wheeled processional chariot. The latest discovery of #Pompeii. pic.twitter.com/4OssC4Crdp
— Pompeii Sites (@pompeii_sites) February 27, 2021
Os pesquisadores disseram que a carruagem ficou preservada dentro de um pórtico de dois andares. A erupção do Vesúvio fez com que as paredes e o teto da edificação desabassem sob o peso das cinzas vulcânicas. Segundo os arqueólogos, o veículo irá ajudar a reconstituir a história dos últimos momentos das pessoas que viviam no local onde ela foi encontrada. Além disso, a descoberta oferece uma oportunidade para entender melhor o mundo antigo.
Pompeia foi devastada pela erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C. O vulcão espalhou cinzas, rochas e vapores vulcânicos pelo ar. Cerca de 20 mil pessoas morreram na tragédia.
Fontes: Parque Arqueológico de Pompeia e NPR
Imagens: Luigi Spina/Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação