Inicio

Carta escrita na época da Primeira Guerra Mundial chega ao seu destino após 105 anos

Serviço postal britânico afirma que não sabe explicar por que a correspondência foi entregue com mais de um século de atraso
Por History Channel Brasil em 11 de Março de 2023 às 15:10 HS
Carta escrita na época da Primeira Guerra Mundial chega ao seu destino após 105 anos-0

Finlay Glen teve uma surpresa ao receber em sua casa na zona sul de Londres um envelope com um selo estampado com a imagem do rei George V, monarca da Inglaterra no início do século XX. Ao analisar mais detalhadamente a correspondência, ele percebeu que ela havia sido enviada em 1916, ano em que a Primeira Guerra Mundial estava acontecendo.

Correspondência perdida

A carta foi escrita por Christabel Mennell, filha de um rico comerciante local de chá, durante as férias em Bath, uma cidade no sul da Inglaterra, e foi endereçada a "minha querida Katie", esposa de um negociante de selos conhecido como Oswald Marsh. Na carta, Mennell diz que se sentiu "bastante envergonhada" de si mesma "depois de dizer o que eu disse" e que estava se sentindo muito infeliz por causa de "um resfriado muito forte".

O Royal Mail, serviço postal britânico, garante que não sabe o que pode ter acontecido para a carta ter sido entregue com um atraso de 105 anos. Um porta-voz afirmou que "incidentes como este acontecem muito ocasionalmente e não temos certeza do que aconteceu neste caso". “Estamos cientes de que as pessoas ficarão intrigadas com a história desta carta de 1916, mas não temos mais informações sobre o que pode ter acontecido”, concluiu.

Stephen Oxford, editor de uma revista britânica de história, tem uma teoria sobre o que pode ter acontecido. Ele disse que é provável que a carta tenha se perdido no escritório de triagem dos correios de Sydenham, que fechou. “Acho que (o escritório) está sendo restaurado. Então, nesse processo eles devem ter encontrado esta carta escondida em algum lugar, talvez caída atrás de algum móvel”, afirmou em entrevista ao jornal The Guardian.

Fontes
BBC e The Guardian
Imagens
iStock