“Casa de Júpiter” é encontrada sob as cinzas do Vesúvio
Em 24 de agosto de 79 d.C., a poderosa erupção do vulcão Vesúvio arrasou com a cidade de Pompeia. Quase 2.000 anos depois de ficar soterrada, os arqueólogos continuam descobrindo tesouros que permitem entender como era a vida nessa cidade, localizada perto do que é hoje Nápoles. A descoberta mais recente é de uma residência luxuosa a qual os pesquisadores chamaram de “Casa de Júpiter”.
Vídeo relacionado:
Em seu interior, algumas partes são atravessadas por túneis e trincheiras cavados nessa mesma época. Outras foram afetadas por um incêndio que afetou alguns dos afrescos e queimou a mobília. A intervenção está revelando a arquitetura de uma residência com um átrio central, rodeado de quartos decorados e um espaço aberto com colunas com outros três quartos à sua frente.
Os especialistas acreditam que é muito possível que o dono da casa tenha querido conservar o estilo antigo, enquanto que em outras casas da cidade a decoração era substituída por objetos mais modernos. Uma das peças mais chamativas é uma pintura “sacro-idílica”.
Fonte: BBC
Imagem: Shutterstock.com