Caso de homem que segurava bandeira nazista na sacada é investigado em SC
A Polícia Civil investiga o caso de um um homem que apareceu segurando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento no Centro de Florianópolis (SC). Um vídeo registrando a situação, que teria acontecido na semana passada, viralizou nas redes sociais. O episódio também é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do Ministério Público de Santa Catarina.
Apologia ao nazismo é crime
De acordo com a polícia, ainda não é possível passar maiores informações sobre o caso, mas as providências estão sendo tomadas. Em nota, o MPSC informou que a propagação do ideário nazista é um crime que "precisa ser combatido com firmeza".
Em uma postagem no Twitter, o prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro, afirmou que “nazistas não são bem-vindos em Florianópolis”. “Sobre o ato nazista, registrado em vídeo, recebi informação de que o suposto autor tem problemas psiquiátricos e que a família já está intervindo. Solicitei ao meu secretário de Segurança investigação com autoridades competentes”, completou.
Pela lei brasileira, apologia ao nazismo é crime. Nem é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O código penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".
VER MAIS:
- "Adolfinho": mulher de 20 anos é indiciada no Amapá por apologia ao nazismo
- Levantamento aponta mais de 300 células neonazistas ativas no Brasil
- Brasil teve o partido nazista com maior número de filiados fora da Alemanha
Imagem: Redes sociais/Reprodução