Inicio

Catedral de Notre-Dame foi palco de importantes momentos da história francesa

Por History Channel Brasil em 15 de Abril de 2019 às 18:02 HS
Catedral de Notre-Dame foi palco de importantes momentos da história francesa-0

Atingida por um grande incêndio, a Catedral de Notre-Dame tem sido um grande símbolo da França há séculos. O local é um dos mais visitados do país, recebendo uma média de 13 milhões de pessoas por ano. A igreja é considerada um dos mais importantes exemplos da arquitetura gótica francesa. Por anos ela foi o maior edifício cristão do mundo ocidental. 

A construção da catedral começou no início dos anos 1160, por iniciativa de Maurice de Sully, bispo de Paris, que recebeu o apoio do rei Luis VII. As obras foram totalmente concluídas cerca de um século depois, embora a edificação tenha sido modificada com frequência nos séculos seguintes. Suas famosas gárgulas foram esculpidas por volta de 1240. Na década de 1790, o local foi atacado durante a Revolução Francesa, quando muitas de suas imagens religiosas foram danificadas ou destruídas. 

Em 1831, logo após a publicação de "O Corcunda de Notre Dame", romance de Victor Hugo, o interesse popular pela catedral reacendeu. Um grande projeto de restauração supervisionado por Eugène Viollet-le-Duc começou em 1845 e continuou por vinte e cinco anos. Em 1963, a fachada da catedral passou por um limpeza que removeu séculos de fuligem, devolvendo-a à sua cor original. Outro processo de limpeza e restauração foi colocado em prática entre 1991 e 2000.

Em 2018, a Igreja Católica fez um pedido urgente de arrecadação de fundos para recuperar a estrutura da Catedral que estava sob o risco de desmoronamento. Atualmente a estrutura passava por um processo de restauração, que pode ter sido a causa do incêndio. Confira abaixo alguns marcos importantes da história do local:

- A pedra fundamental da Catedral é lançada em 1163 na presença do Papa Alexandre III.

- Por volta de 1260 a Catedral é concluída.

- Em 1548, rebeldes huguenotes atacam estátuas de Notre-Dame, consideradas símbolos de idolatria.

- Entre os séculos XVII e XVIII, durante os reinados de Luís XIV e Luís XV, a catedral sofreu inúmeras alterações arquitetônicas para seguir o estilo mais clássico do período.

- Em 1793, durante a Revolução Francesa, a catedral passou a ser dedicada ao Culto da Razão e depois ao Culto do Ser Supremo. Durante esse período, muitos dos tesouros da catedral foram destruídos ou saqueados. As vinte e oito estátuas de reis bíblicos localizados na fachada oeste, confundidas com estátuas de reis franceses, foram decapitadas.

- Em julho de 1801, o novo governante, Napoleão Bonaparte, assinou um acordo para devolver a catedral para a Igreja.

- Em dezembro de 1804, a Catedral foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França.

-  A publicação de O Corcunda de Notre-Dame, em 1831, reacende o interesse popular pela Catedral.

- Em agosto de 1944 a Catedral recebe uma cerimônia que comemora a libertação de Paris dos nazistas.

- Em 15 de abril de 2019 o local é atingido por um grande incêndio.


Imagem: Madhurantakam, via Wikimedia Commons