Ciência explica por que Joana d’Arc ouvia vozes misteriosas
Após vários anos de pesquisas, uma dupla de cientistas diz ter a explicação para o fato notório da heroína Joana d’Arc ouvir vozes.
De acordo com Giuseppe d’Orsi, da Universidade de Foggia, e Paolo Tinuper,professor de Ciências Biomédicas e Neuromotoras da Universidade de Bolonha, na Itália, Joana d’Arc sofria de epilepsia idiopática parcial, que afetava a região do cérebro responsável pela capacidade auditiva.
Para chegar a essa conclusão, eles analisaram os documentos nos quais é relatado o processo através da qual ela foi condenada à fogueira, em 1431, acusada de bruxaria e heresia. Neles, são descritos os sintomas relacionados a esse tipo de epilepsia, como escutar vozes ou ter alucinações visuais. Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia foram duas das santas que a francesa teria visto.
Os pesquisadores italianos ainda não conseguiram confirmar essa teoria. Entre algumas das evidências que faltam, estão as supostas cartas que Joana lacrava com um selo de cera e sua impressão digital, além de um fio de cabelo, com o objetivo de confirmar sua identidade.
Fonte: Live Science
Imagem: Jean Auguste Dominique Ingres [Domínio Público], via Wikimedia Commons