Cientistas conseguem filmar o "monstro negro" do mar pela primeira vez
Peixe-diabo negro, monstro do mar, um dos vilões do filme Procurando Nemo... Existem muitas formas de nomear o peixe abissal Melanocetus johnsonii, mas, até agora, não existiam imagens que honrassem sua fama de criatura submarina aterrorizante.
Essa foi a primeira vez que filmamos esse peixe em seu habitatAté agora, já que um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (na Califórnia, EUA) desenvolveu um robô submarino que permitiu o registro dessas imagens impactantes – não há fama, no céu, na terra ou debaixo d’água que permaneça oculta às câmeras. Este espécime solitário foi encontrado a 580 metros de profundidade na Baía de Monterey. “Essa foi a primeira vez que filmamos esse peixe em seu habitat”, explicou Bruce Robinson, pesquisador que lidera os trabalhos com o robô submarino chamado Doc Ricketts, já que o monstro negro do mar, além de ser assustador, mostrou ser bastante arisco.-Bruce Robinson
Como é possível observar nas imagens, o peixe-diabo negro utiliza uma antena luminosa para atrair suas presas, que são guiadas por bactérias bioluminosas até suas mandíbulas repletas de dentes afiados. As fêmeas dessa espécie podem chegar a medir 20 cm; o macho é 10 vezes menor e não pode sobreviver por si só, por isso se acopla às suas companheiras como um parasita.
Assista abaixo o impressionante vídeo desta criatura: