Conheça apartamento secreto situado na famosa Torre Eiffel
Quando a Torre Eiffel abriu em Paris, em 1889, o mentor do ousado projeto Gustave Eiffel recebeu todos os elogios pelo sucesso de sua obra, mas isso não bastou. Durante muito tempo, ele reservou um pequeno e aconchegante apartamento no topo da Torre, uma localização de dar inveja à elite parisiense.
O apartamento privado de Eiffel ficava no terceiro nível da Torre. Era decorado com um estilo simples, muito característico aos cientistas. O papel de parede era de cores quentes, com móveis forrados com tecidos, armários de madeira e até um piano de cauda, criando um clima muito intimista, a 304,8 metros de altura. Adjacente ao pequeno apartamento, havia um espaço de laboratório, equipado com equipamento para a experimentação do dia.
O boca a boca em Paris sobre o aconchegante ninho de Eiffel no céu chegou aos ouvidos de muita gente. Com isso, surgiram várias propostas para aluguel, mesmo que por uma única noite. Eiffel recusou todas, preferindo usar o espaço para reflexão silenciosa e para entreter convidados de prestígio, como Thomas Edison que o presenteou com um de seus fonógrafos ultramodernos.
Hoje, o apartamento é exposto aos visitantes. Grande parte do mobiliário permanece igual, com manequins de Eiffel e Edison. Mesmo tanto tempo depois, quem não gostaria de desfrutar um pouquinho desse aconchegante refúgio?
Crédito: Serge Melki/Flickr/Creative Commons
Crédito: Les Chatfield/Flickr/Creative Commons
Crédito: Les Chatfield/Flickr/Creative Commons
Crédito: Artur Staszewski/Flickr/Creative Commons
Fonte: AtlasObscura