Inicio

Conheça a obra faraônica de ampliação do Canal do Panamá

Por History Channel Brasil em 25 de Agosto de 2014 às 13:38 HS
Conheça a obra faraônica de ampliação do Canal do Panamá -0

Cem anos atrás, uma das maiores e desafiadoras obras de engenharia da Historia entrava em funcionamento: o Canal do Panamá, ponto estratégico da navegação e do comércio mundial. Com pouco menos de 80 quilômetros de extensão, o Canal é peça chave para a navegação mundial, realizando a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Antes da realização desta gigantesca obra, os navios precisavam fazer o contorno pela América do Sul, o que elevava o tempo de transporte e também os preços dos produtos. Atualmente, um sistema de bloqueios e eclusas, em cada extremidade da travessia, conduz os navios até o Lago Gatún, um lago artificial localizado 26 metros acima do nível do mar.

Com o passar do tempo, a importância do Canal cresceu em progressão geométrica e surgiu a necessidade de uma ampliação. Já está em andamento o Projeto do Terceiro Grupo de Eclusas, que vai criar uma terceira via de passagem para grandes navios. No primeiro ano de operações do canal ampliado, por onde poderão passar navios com 12 mil - o triplo da capacidade atual -, calcula-se que o rendimento será de US$ 300 milhões adicionais aos cerca de US$ 1 bilhão atuais.

 

PANAMÁ - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Contudo, atrasos no cronograma e greves dos trabalhadores provocaram um atraso de, aproximadamente, um ano e a estimativa é que as obras se encerrem apenas em 2015. Um consórcio multinacional está encarregado do projeto de ampliação do Canal. Segundo uma das empresas envolvidas, a espanhola Sacyr, já passam pelo Canal 30 mil empregados, com um pico de 10 mil empregos diretos.

 

O investimento em equipamentos foi de cerca de US$ 400 milhões. Houve, ainda, um grande investimento nas usinas, que tiveram que ser refeitas por conta de problemas com o basalto, o que gerou um gasto extra de US$ 40 milhões. Além disso, duas centrais elétricas de 24 megawatts tiveram que ser adicionadas, fora uma outra para o tratamento do aço.

Apesar do imenso reforço na armação da base de concreto, existe sempre o risco de corrosão do aço, causado pela presença da água salgada. Esse reforço de impermeabilidade ajuda também a estrutura que há cem anos está em funcionamento. A técnica utilizada no processo de impermeabilização envolve a redução da temperatura do material utilizado, com uso de gelo para tratar o basalto e impedir possíveis rachaduras. Sem dúvida, a ampliação do Canal, mais uma vez, coloca a obra no patamar de uma das maiores construções feitas pelo homem.

Fonte e imagens: Telesur