Inicio

Conheça os cinco grandes truques de Houdini

Por History Channel Brasil em 17 de Setembro de 2014 às 16:06 HS
Conheça os cinco grandes truques de Houdini-0

Para muitos, Harry Houdini foi o melhor ilusionista e escapista da história. Em seus espetáculos, reinava sempre uma sensação de perigo de morte iminente. O mágico escapou de barris cheios de água, camisas de força, celas de tortura e até de situações imprevistas. No final de sua carreira, surpreendeu milhões de pessoas com a primeira ilusão massiva da história.

O Tanque de Leite

Em sua ambição para atrair mais público a seus espetáculos, Houdini começou a realizar truques cada vez mais perigosos. Em um deles, Houdini entrava em um tanque estreito cheio de líquido e pedia aos espectadores para segurar a respiração junto com ele. Enquanto isso, seus colaboradores fechavam uma cortina. Depois de vários minutos, a abriam, e ali Houdini aparecia, para o assombro de todos.

Câmara de Tortura Chinesa

Com o sucesso de sua carreira, seus desafios eram cada vez mais ousados. No truque conhecido como “Câmara de Tortura Chinesa”, Houdini era introduzido em um grande recipiente cheio de água, de cabeça para baixo, com seus pés pendurados na tampa que fechava hermeticamente a enorme caixa. O que os espectadores viam por último era a cara de medo e os golpes que Houdini dava contra o vidro, que, então, era coberto por um pano. Dois de seus colaboradores seguravam um machado, por via das dúvidas. Dado o sucesso do truque todas as vezes em que foi realizado, o equipamento nunca precisou ser utilizado.

Escape abaixo de zero

Em busca de maior popularidade, o grade escapista começou a realizar seus truques em locais públicos. Durante esses anos, seus escapes de águas geladas ficaram extremamente famosos, nos quais Houdini era pendurado em um guindaste ou uma ponte, previamente imobilizado por correntes e cadeados. Em uma de suas apresentações embaixo de águas congeladas, a corrente impediu que o mágico saísse pelo espaço que havia previsto. Com pouco ar, ele conseguiu nadar por baixo do bloco de gelo até chegar à costa mais perto do rio. Nada impedia seus escapes.

Camisa de força

Suas últimas atuações ao ar livre foram realizadas em frente às redações dos jornais de maior circulação na época para conseguir mais publicidade e mais público. Ninguém queria perder seus truques. Em outro de seus mais famosos escapes, Houdini era pendurado de cabeça para baixo em um guindaste a muitos metros do chão ou, ainda, em um telhado de algum arranha-céu, e conseguia escapar de uma camisa de força, aos olhos de milhares de pessoas. Ele realizou esse truque em muitas cidades do mundo, entre elas Nova York, no mítico Times Square.

O elefante está aqui... e agora não está mais

O último grande truque realizado por Houdini não o tinha como protagonista escapando de lugares insólitos. No hipódromo de Nova York, o popular ilusionista fez desaparecer um elefante de cinco toneladas na frente de milhares de pessoas. O enorme animal, colocado no centro da pista, era coberto por uma manta, enquanto Houdini segurava uma pistola em suas mãos. Ao apontar e disparar contra o elefante, o animal desaparecia completamente. Até hoje, ninguém sabe como ele fez esse truque.